Sandália aberta ou fechada no verão: qual escolher?
O verão chegou e, com ele, as diversas opções de sandálias com salto, sem salto, abertas e fechadas invadem as vitrines, redes sociais e lojas virtuais. Mas… qual modelo é melhor para o verão, aberto ou fechado? Falando nisso, será que existe um modelo mais adequado ou é uma questão de ocasião?
E a resposta para essas perguntas é que a escolha da sandália perfeita depende de uma série de fatores, entre os quais estão o clima, o turno e, claro, a ocasião em que ela será usada, como você irá conferir ao longo deste artigo.

Diferença térmica e de conforto
Independente da estação, a sensação de conforto não está ligada somente à temperatura, mas também à forma como o calçado se comporta ao longo do dia.
Ventilação do pé
A sandália aberta deixa o pé mais exposto, favorecendo a circulação de ar e ajudando a reduzir a sensação de abafamento. Em dias muito quentes, essa ventilação faz diferença, principalmente se você passa longos períodos em movimento.
Já a sandália fechada limita a circulação de ar, deixando o pé mais abafado e reduzindo o seu conforto térmico. Para minimizar esse efeito, os modelos dessa opção costumam ser fabricados em materiais mais leves, tendo recortes estratégicos e design pensado para equilibrar cobertura e conforto térmico.
Sensação térmica ao longo do dia
Sandálias abertas proporcionam um frescor imediato, ideal para quem passa muito tempo caminhando ao ar livre, frequentando praias, parques ou realizando outras atividades diurnas.
Já as sandálias fechadas, apesar de reterem um pouco mais de calor, são indicadas para ambientes climatizados, como escritórios e shoppings, e eventos noturnos, quando a sensação térmica diminui um pouco, mesmo que a temperatura não se altere.
Impacto do suor
O suor excessivo pode causar desconforto, escorregamento interno e até atrito. Graças ao seu design, as sandálias abertas ajudam na evaporação do suor, evitando que esses problemas aconteçam.
Já os modelos fechados, apesar de não serem tão eficientes na dissipação do suor, quando produzidos com bom acabamento interno e materiais adequados, reduzem o desconforto causado pela transpiração e protegem melhor o pé do contato com superfícies aquecidas.
Ventilação, sensação ao longo do dia e impacto do suor são fatores que influenciam diretamente no seu bem-estar e na sua experiência de uso.
Dessa forma, nossa sugestão é que você use e abuse das sandálias abertas para compromissos e momentos diurnos e ao ar livre, reservando as fechadas para os eventos noturnos e em ambientes climatizados, nos quais as temperaturas, em geral, são mais baixas.

Quando a sandália aberta funciona melhor
As sandálias abertas são as verdadeiras protagonistas do verão. Com sua leveza e frescor, elas se destacam em diversos momentos, ambientes e situações:
-
Passeios, encontros casuais, viagens, momentos de lazer e compromissos pessoais;
-
Se o seu ambiente de trabalho é mais descontraído;
-
Dias de calor intenso;
-
Eventos e compromissos formais (opte por um modelo com salto médio ou alto).
Em cada uma dessas situações, combine-as com vestidos fluidos, saias midi, shorts jeans e macacões de linho para um visual harmônico, charmoso e com a cara da estação.

Quando a sandália fechada é mais adequada
Apesar de muitas pessoas associarem a sandália fechada a estações mais amenas, como a primavera e o outono. Porém, longe de serem uma escolha inadequada para o calor, esses modelos são ótimos para:
-
Ambientes profissionais mais formais ou com dress code definido;
-
Reuniões e compromissos em que você deseja transmitir credibilidade e profissionalismo;
-
Eventos e compromissos formais;
-
Longos períodos de pé (opte por um modelo sem salto ou com salto baixo).
A sandália fechada, em especial os modelos com salto, transmite elegância e credibilidade, sendo uma ótima opção para aqueles momentos em que você precisa de uma dose extra de autoconfiança.
Isso quer dizer que você não pode usar uma sandália aberta com o mesmo fim?

Muito pelo contrário. As opções de salto de ambos os modelos fazem com que você mantenha a postura, alongando a sua silhueta e transmitindo elegância, o que funciona muito bem para ambientes e ocasiões formais.
Já as versões sem salto de ambos os modelos são confortáveis e trazem leveza ao visual, sendo perfeita para aproveitar uma tarde com as amigas ou conhecer um lugar novo.
A verdadeira pergunta que você deve se fazer na hora de escolher entre uma sandália aberta e uma fechada é “o que eu quero ou preciso comunicar?”. A partir da resposta, você monta o look e a sandália que vai ficar melhor com ele ou vice-versa, afinal, nada impede que você monte o look a partir da sandália.
Ah, se você está precisando de uma sandália para o date, as opções abertas, com salto fino médio a alto, da Saltare são perfeitas. Elas são lindas, confortáveis e dão um toque de sensualidade discreta ao seu look.
FAQ
Sandália aberta é mais fresca que fechada?
Em geral, sim, pois a sandália aberta favorece a ventilação do pé e reduz a sensação de abafamento, especialmente em dias muito quentes.
Sandália fechada pode ser usada no verão?
Pode! Apenas tome cuidado para escolher modelos fabricados com materiais que favorecem a respirabilidade.
Qual sandália é mais confortável para trabalhar no calor?
Em ambientes profissionais, a sandália fechada costuma ser mais confortável e adequada, principalmente para longos períodos de uso.
Sandália aberta funciona em ambientes formais?
Depende. Se a sandália for de salto, ela pode funcionar em eventos formais, mas se estivermos falando de um ambiente conservador, uma sandália fechada pode funcionar melhor.
Posso usar sandália fechada em dias muito quentes?
Sim, desde que o modelo seja confeccionado com material respirável, tenha forro em tecido natural, palmilhas anatômicas e recortes que ajudem na ventilação.